terça-feira, 21 de julho de 2009

uma prova controversa

3 - Súmula para uma disciplina cuja matéria versa em torno de estética:
A ausência de preconceitos na sociedade pós-moderna vai muito além do bem e do mal – e da moral. A arte tem sim, implicações com os valores e a moral. Os valores estéticos fazem parte de nossa sociedade. Qual é o mundo que desejamos e qual é o mundo que temos? Aquilo que gostamos tem relação com as nossas vidas. A sociedade de consumo e a arte como mercadoria. A indústria cultural e a cultura de massa como estética e mercadoria. Os questionamentos provocados pela arte. A autenticidade do artista na hora de expor e comercializar sua arte e o entendimento das obras do artista. A arte que temos, representa a nossa sociedade?


Os simulacros que obliteram a realidade em nossas vidas.
Observações da professora: De que maneira (os simulacros) obliteram

a realidade, ou eles são a realidade?

2 - Texto para folder - Andy Warhol

No século XX, marcado por Picasso, após a transgressão de Marcel Duchamp e do Neoplasticismo de Modrian, chega-se ao Pop de Andy Warhol: além de publicitário, era um artista pensador da
pós-modernidade. Com uma obra profunda, sem ser retórica, pois falava com mordacidade quando revelou a essência da arte com elementos e imagens retiradas da banalidade da cultura popular americana. Warhol tirava da arte tudo o que tornava divertida, com apropriações de imagens vinculadas comercialmente na cultura de masssa. Inicialmente anilquilando a distinção entre arte alta ou baixa, e a realidade. Ele foi grande por ter posto as questões em torno da arte
devem ser. Mas ele não nos disse o que era arte. Ele abriu caminho para aqueles cujo trabalho fosse providenciar teorias filosóficas. Era parte da personalidade dele achar o desinteressante interessante e o ordinário, extraordinário. No mundo de hoje, o que está em jogo não é mais a contemplação da natureza, mas a utilização de imagens cada vez mais artificiais. Se a técnica conforma os sentidos, mais do que nunca as novas tecnologias interferem na nossa maneira de ver e interpretar o mundo. Temos dificuldade em aplicar critérios fenomenológicos quando a pintura se torna cada vez mais auto-referente e passa a comentar um mundo virtual.

4 - Notas de rodapé:

MINIMALISMO - Supressão máxima de elementos. Economia de linhas, cores
e formas.

KITSCH - É (segundo MacLuhan) o canal de comunicação que constitui, em
si mesmo, a mensagem do plano sociológico. Sua representação e seus
traços são melhor determinados que seus conteúdos, o objeto é portador
de signos por sua mera existência enquanto objeto, muito mais do que
pelo que representa. o Kitsch e o Neokitsch são percebidos como um
aspecto psicopatológico da vida cotidiana. É uma peça inadequada,
inútil ou de falsa funcionalidade.

HUMOR - Faculdade humana, reação corpórea aos estímulos da vida. O
humor problematiza situações experimentadas independentemente de juízo
de valores.

Contribuição de André Barrinuevo Ronnäu, ouvinte.

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