Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Linha de Pesquisa: Filosofia da diferença e educação
Área temática: Paisagens Plásticas
Seminário Avançado: FRÁGIL
Período letivo: 2009/1 Créditos: 04 Carga horária: 60h-a
Horário: 5ª feiras, 14h às 18h – sala: a ser definida
Professora Responsável: Paola Zordan
Súmula/ementa: O que se diz do contemporâneo? Pós-moderno? Pós estruturalista? Inflacionado de significância? O que virá depois do contemporâneo? O extemporâneo? Um mundo completamente vivido por um tempo fora do que vive em si: um mundo de imagens que se remetem a um tempo outro, perdido, recuperado somente pela distorção conservada em arquivo. O nonsense se dá no fato de que esse é um tempo pré-datado, onde tudo o que se produz são dados. Sempre frágeis. Quanto mais se é dado, mais se produz: data. De nada serve se esse tempo não for usado para outra coisa. Na obsessão de arquivar a produção cênica-sonora-visual dita “contemporânea”, problematiza-se os tribunais avaliativos e as submissões estéticas e conceituais exercidas sobre a produção. Criar afasta o autor da vida?
Objetivos: Ampliar a inserção das produções artísticas no pensamento educacional, operando com textos e criações denominadas “contemporâneas” a fim de criar um pensamento onde as imagens ainda não estão dadas, as Figuras jamais conseguem se canonizar e os mistérios não podem ser comunicados, tamanha sua fragilidade.
Programa (conteúdo):
· Humores “contemporâneos”
· Impermanência
· Inconsistência como força
· Obras de arte efêmeras
· Experimentações artísticas
· Problemas estéticos
· Plano de composição, blocos de sensação e perceptos
Método de trabalho (principais atividades): aulas expositivas, apresentação de leituras, amostragem de obras de arte contemporâneas, questões orais, prova escrita.
Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Assiduidade e pontualidade (20% do conceito), consistência nas questões que trouxer para professora em aula (20%) e na qualidade das respostas perante questões lançadas oralmente pela professora (10%). Prova escrita, feita em aula, pontuada de acordo com a qualidade da escrileitura que apresentar (50%).
A- dmirável (aproveitamento de até 80%)
B- om (até 60%)
C- onsiderar melhor (50% de aproveitamento)
D- deu, não houve aproveitamento mínimo (abaixo de 50%)
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Cronograma de aulas
19/03 - Aula 1 – Funcionamentodo seminário, planejamento de leituras e níveis de operação entre arte, educação e filosofía da diferença.
26/03 - Aula 2 – Plano de composição
DELEUZE. Percepto, afecto e conceito. In: O que é a filosofía? p.213-255
DELEUZE. Do Humor. In: Lógica do sentido. p.137-143
FERRACINI, Renato. O corpo subjétil e as micropercepções: um espaço tempo elementar. In: Tempo e performance, p.111-120.
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2/04 – Aula 3 - Transgressões e Intervenções: formar a Diferença – vídeo-aula
Fala da professora do seminário e Gabriel Saussen Feil na 6a jornada pedagógica: aprendizagens na Sociedade Educacional Três de Maio.
9/04 - Aula 4 - Aula para estudos- não presencial
16/04 -Aula 5 – inDefinições, concretudes e valores
KANDINSKI. Da compreensão da arte. /O valor de uma obra concreta. In: Do espiritual na arte. p.149-153/ p.233-242.
DORFLES. As Artes Visuais/ a) Pintura/ b) escultura. In: O devir das artes. P.73-102
DANTO. Obras de Arte e meras coisas reais/A estética e a obra de arte. In: A transfiguração do lugar-comum. p.33-72/ p.145-175
BARTHES. Visualização e linguagem. In: Inéditos v.3. p.88-97
MEDEIROS. Performance artística e tempo. In: tempo e performance, p.63-76.
23/04 - Aula 6- Escapes do juízo, liquidação da moral
DELEUZE. Para dar um fim ao juízo. In: Crítica e Clínica. P.143-153.
GREENBERG. O Juízo estético.. O Fator surpresa/O juízo e o objeto estético/Convenção e inovação/A experiência do valor.In: _____. Estética doméstica. p.47-63/p.75-117.
SUASSUNA. A arte e a moral/Arte gratuita e Arte participante/Ofício, Técnica e Forma, na Arte. P.239-267.
02/05 - Aula 7 - Aula para estudos- não presencial
7/05 - Aula 8 – Autoria, pensamento, Nietzsche
FOUCAULT. O que é um Autor? In: Ditos e escritos v.3. p.264-298
DELEUZE. Pensamento Nômade. In: Ilha deserta. p. 319-329
BAUDRILLARD. Fragmentos intempestivos. In: De um fragmento ao outro. p.7-24
14/05 Aula 9- Abertura e coisifiquidades
BARTHES. “Civilização da imagem”/A informação visual/ “A civilização da imagem”. p.65-81
ECO. A obra aberta nas artes visuais. In: Obra aberta. p.149-177
FLUSSER. Do inobjeto. In: ars v.4,n8. p.31-34
_____. A não coisa [1]/[2]. In: O mundo codificado.p.51-65
(seguem leituras para aula 9 na próxima página)
DORFLES. Público e Texto/Estética da quotidianidade. In: Elogio da desarmonia. p.173-191
MELIM, Regina. Espaços de performação. In: tempo e performance. p.101-109.
21/05 -Aula 10- Transições e desaparecimentos
BAUDRILLARD. A troca impossível/ O ciclo do devir. In: A troca impossível.p.9-31/ p.181-183.
_____.Ilusão, Desilusão estéticas. In: A Arte da Desaparição.p.78-105
_____. Transestético.In: A transparência do mal. p.21-26
_____.O gênio maligno do objeto. In: As estratégias fatais. p.72-87
28/05 - Aula 11- Aula para estudos- não presencial
04/06- Aula 12- Pop, bits e o Pinta putão
ROSENBERG. O jogo da ilusão: o pop e o gag/Estilo e american scene/O objeto de arte e a estética da impermanência. In: O objeto ansioso. p.67-97.
MOLES. O conjunto de objetos: o display. In: O kitsch. p.187-216.
DANTO. O filósofo como Andy Wahrol. In: ars, v.1, n4. p.99-115
GIANOTTI. Andy Wahrol ou a sombra da imagen. In: ars, v.1, n4. p.117-146
GIL. Andy Wahrol: as metamorfoses da aura. In: “Sem título”, p.137-141.
18/06- Aula 13 – miscelânea e experimentações (prévia 2009/2)
GIL, José. Os anos 80: a confusão como conceito. In: “Sem título” p.92-109
BENSE, Max/ CAMPOS, Haroldo. Pequena antologia bensiana. In: Pequena estética. p.153-23.
GLUSBERG. Pré-história do gênero/A realidade do desejo. In: A arte da performance. p.11-49/105-145.
AGRA, Lúcio. Mobilidade no contemporâneo: os espaços da performance. In: Espaço e performance. p.63-80
SCOVINO. Táticas, circuitos e invenções: dispositivos da ironia na arte contemporânea brasileira. In: Revista do Departamento de Artes Visuais da UFPB, p.131-141
FERREIRA, Glória. Arte depois de uma arte sem arte. In: Direções no novo espaço. p.28-33
MEDEIROS, Maria Beatriz de. “o amor é cego, então é preciso tocar”(Ditado brasileiro). P.34-41
PIRES, Beatriz. Modern Primitive/Linguagens, verbo e imagens. In: O corpo como suporte para arte,p.101-170
REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil. p.7-85
NIETZSCHE. Aforismo 89 de A Gaia Ciência.
25/06 - Aula 14- Prova
Desenvolvimento, preferencialmente em sala de aula, de breve dissertação, manuscrita, a partir das questões lançadas pela professora durante o semestre junto aos textos estudados em aula. Consultas a critério do alunos.
IMPORTANTE: Não serão aceitas provas após esta data, sendo que o/a aluno/a que não entregar um texto ficará com conceito C pelo acompanhamento das aulas. Caso não tenha a frequência mínima de 80% nas aulas presenciais será reprovado.
2/07 - Aula 15 - Pendengas de aulas anteriores, devolução das provas e avaliação final do seminario, dos procedimentos docentes e do aproveitamento discente.
Bibliografia recomendada:
AFETOS ROUBADOS NO TEMPO: Viga Gordilho (coord.). Salvador: Caixa cultural, 2007.
ANJOS, Moacir. local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e Vida. Trad. J. Guinsburg, Sílvia Fernandes, Regina Corrêa Rocha e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1995.
______.O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______.Escritos de Antonin Artaud. Tradução, seleção e notas de Cláudio Willer. Porto Alegre: LP&M, 1986.
ARTE PÙBLICA nos CAMPI. Porto Alegre: Universidade federal do Rio Grande do Sul/Pró-reitoria de extensão, 2008.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
______. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
______. Inéditos, v.3. Imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005. \
BASBAUM, Ricardo. Além, da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BAUDRILLARD, Jean. A Transparência do Mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. Campinas: Papirus, 1996.
______. A Arte da Desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/N-Imagem, 1997b.
______. De um fragmento ao outro. São Paulo: Zouk, 2003.
______. A troca impossível. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
BELTING, Hans. O fim da história da arte.São Paulo: Cosac & Naif, 2006.
BENSE, Max. Pequena estética. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BERGSON, Henri. O pensamento e movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
______.Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BERNARDES, Maria Helena. Vaga em campo de rejeito. São Paulo: Escrituras, 2003.
BEUS, Joseph. Drawings, objects and prints. Institute for Foreign Cultural Relations, 1989.
BOURGEOIS, Louise. Destruição do Pai, reconstrução do pai. São Paulo: Cosac e Naify, 2000.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. São Paulo: Cosac Naify, 1999.
BRITES, B.; TESSLER, E. O meio como ponto zero. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2002. (Coleção Visualidade; 4).
CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977.
______.Signatia:quase coelum. São Paulo: Perspectiva, 1979.
CAIXA MODERNISTA. SCHARTZ, Jorge (org.). São Paulo/Belo Horizonte: Editora da USP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UFMG, 2003.
COSAC, Charles. Farnese - objetos. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
COTRIM, Cecilia; FERREIRA, Glória (orgs.). Escritos de artistas: anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
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DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2000.
______. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
______. A dobra: Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus, 1991.
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______. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 1987.
______. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.
______. Pintura: El concepto de diagrama. Serie Classes. Buenos Aires: Cactus, 2007.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DORFLES, Gillo. Elogio da desarmonia.Lisboa: Ed.70, 1988.
_____. O devir das artes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
DUARTE, Paulo Sergio (org); FIDELIS, Gaudêncio (et.al.). Direções no novo espaço. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2005.
ECO, Humberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
É HOJE na arte brasileira contemporânea. Porto Alegre: Santander Cultural, 2006.
EIRÓ, Jorge. Escritura exposta: artigos, ensaios, crônicas da arte contemporânea paraense. Belém: Companhia de Jorge, 2006.
ELGER, Dietmar. Dadaísmo. Taschen GmbH, 2005.
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FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Coleção Ditos e escritos, v.3. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
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GIL, José. “Sem título”- escritos sobre arte e artistas. Lisboa: Relógio D’Água, 2005.
GUATTARI, Félix. Caosmose, um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Claudia Leão.Rio de Janeiro: Ed.34, 1998.
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MEDEIROS, Maria Beatriz de. Corpos informáticos: arte, corpo, tecnologia. Brasília: Pós-graduação em Arte da UNB, 2006.
MEDEIROS, Maria Beatriz de; Monteiro, MONTEIRO, Marianna F.M.; MATSUMOTO, Roberta (orgs.) tempo e performance. Brasília: Pós-graduação em Arte da UNB, 2007.
MEDEIROS, Maria Beatriz de; Monteiro, MONTEIRO, Marianna F.M.
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MORAES, Eliane Robert: O corpo Impossível. São Paulo, Iluminuras. 2002
PAPE, Lygia. Gávea de Tocaia. São Paulo: Cosac e Naify, 2000.
MELIM, Regina. Espaço portátil: exposição-publicação.
PANOFSKY, Erwin. Idea: a evolução do conceito de Belo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
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RAND, Harry. Hundertwasser. Taschen GmbH, 2007.
REDIN, Mayra; STAHL Cassiano; ZORDAN, Paola. PesquiZação no ensino das Artes Visuais. V Congresso Internacional de Educação – Pedagogia (entre) lugares e saberes. Programa de Pós Graduação em Educação da UNISINOS. Integrante do Simpósio temático: Currículo, cultura e Identidade Institucional. De 20 a 22 de agosto de 2007, na UNISINOS, em São Leopoldo/RS. CD-ROM.
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SCOVINO, Felipe. Táticas, circuitos e invenções: dispositivos da ironia na arte contemporânea brasileira. Intervenções: artes visuais em debate. Universidade Federal da Paraíba. Revista do Departamento de Artes Visuais da UFPB – n.1 (dez 2006). João Pessoa: Ed. Universitártia, v.1, p.131-141.
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SCHMIED, Wieland. Francis Bacon. Munich/New York, 1996.
SILVEIRA, Paulo. Ensaios em narrativas visuais. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2005.
______.A página violada. Porto Alegre: UFRGS, 2001
TERRÉ, Jordi. Ojos Rojos: tientos sobre algunas fórmulas deleuzianas. Archipiélago. Gilles Deleuze: pensar, crear, resistir. Madrid, no.17, p.42-51, jun.1994.
WANDERLEY, Lula. O dragão pousou no espaço: arte contemporânea, sofrimento psíquico e o objeto relacional de Lygia Clark. Rio de Janeiro: Rocco, 2002
WARHOL, Andy. The philosophy of Andy Warhol. London: Penguin books, 2007.
WOOD, Paul. Arte conceitual.Trad. Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
ZORDAN, Paola. Arte com Nietzsche e Deleuze. Educação & Realidade. Porto Alegre, jul/dez 2005, vol. 30, no 2, p.261-272.
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