segunda-feira, 13 de julho de 2009

Programa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Linha de Pesquisa: Filosofia da diferença e educação

Área temática: Paisagens Plásticas

Seminário Avançado: FRÁGIL

Período letivo: 2009/1 Créditos: 04 Carga horária: 60h-a

Horário: 5ª feiras, 14h às 18h – sala: a ser definida

Professora Responsável: Paola Zordan

Súmula/ementa: O que se diz do contemporâneo? Pós-moderno? Pós estruturalista? Inflacionado de significância? O que virá depois do contemporâneo? O extemporâneo? Um mundo completamente vivido por um tempo fora do que vive em si: um mundo de imagens que se remetem a um tempo outro, perdido, recuperado somente pela distorção conservada em arquivo. O nonsense se dá no fato de que esse é um tempo pré-datado, onde tudo o que se produz são dados. Sempre frágeis. Quanto mais se é dado, mais se produz: data. De nada serve se esse tempo não for usado para outra coisa. Na obsessão de arquivar a produção cênica-sonora-visual dita “contemporânea”, problematiza-se os tribunais avaliativos e as submissões estéticas e conceituais exercidas sobre a produção. Criar afasta o autor da vida?

Objetivos: Ampliar a inserção das produções artísticas no pensamento educacional, operando com textos e criações denominadas “contemporâneas” a fim de criar um pensamento onde as imagens ainda não estão dadas, as Figuras jamais conseguem se canonizar e os mistérios não podem ser comunicados, tamanha sua fragilidade.

Programa (conteúdo):

· Humores “contemporâneos”

· Impermanência

· Inconsistência como força

· Obras de arte efêmeras

· Experimentações artísticas

· Problemas estéticos

· Plano de composição, blocos de sensação e perceptos

Método de trabalho (principais atividades): aulas expositivas, apresentação de leituras, amostragem de obras de arte contemporâneas, questões orais, prova escrita.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:

Assiduidade e pontualidade (20% do conceito), consistência nas questões que trouxer para professora em aula (20%) e na qualidade das respostas perante questões lançadas oralmente pela professora (10%). Prova escrita, feita em aula, pontuada de acordo com a qualidade da escrileitura que apresentar (50%).

A- dmirável (aproveitamento de até 80%)

B- om (até 60%)

C- onsiderar melhor (50% de aproveitamento)

D- deu, não houve aproveitamento mínimo (abaixo de 50%)

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Cronograma de aulas

19/03 - Aula 1Funcionamentodo seminário, planejamento de leituras e níveis de operação entre arte, educação e filosofía da diferença.

26/03 - Aula 2Plano de composição

DELEUZE. Percepto, afecto e conceito. In: O que é a filosofía? p.213-255

DELEUZE. Do Humor. In: Lógica do sentido. p.137-143

FERRACINI, Renato. O corpo subjétil e as micropercepções: um espaço tempo elementar. In: Tempo e performance, p.111-120.

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2/04 – Aula 3 - Transgressões e Intervenções: formar a Diferença vídeo-aula

Fala da professora do seminário e Gabriel Saussen Feil na 6a jornada pedagógica: aprendizagens na Sociedade Educacional Três de Maio.

9/04 - Aula 4 - Aula para estudos- não presencial

16/04 -Aula 5 – inDefinições, concretudes e valores

KANDINSKI. Da compreensão da arte. /O valor de uma obra concreta. In: Do espiritual na arte. p.149-153/ p.233-242.

DORFLES. As Artes Visuais/ a) Pintura/ b) escultura. In: O devir das artes. P.73-102

DANTO. Obras de Arte e meras coisas reais/A estética e a obra de arte. In: A transfiguração do lugar-comum. p.33-72/ p.145-175

BARTHES. Visualização e linguagem. In: Inéditos v.3. p.88-97

MEDEIROS. Performance artística e tempo. In: tempo e performance, p.63-76.

23/04 - Aula 6- Escapes do juízo, liquidação da moral

DELEUZE. Para dar um fim ao juízo. In: Crítica e Clínica. P.143-153.

GREENBERG. O Juízo estético.. O Fator surpresa/O juízo e o objeto estético/Convenção e inovação/A experiência do valor.In: _____. Estética doméstica. p.47-63/p.75-117.

SUASSUNA. A arte e a moral/Arte gratuita e Arte participante/Ofício, Técnica e Forma, na Arte. P.239-267.

02/05 - Aula 7 - Aula para estudos- não presencial

7/05 - Aula 8 – Autoria, pensamento, Nietzsche

FOUCAULT. O que é um Autor? In: Ditos e escritos v.3. p.264-298

DELEUZE. Pensamento Nômade. In: Ilha deserta. p. 319-329

BAUDRILLARD. Fragmentos intempestivos. In: De um fragmento ao outro. p.7-24

14/05 Aula 9- Abertura e coisifiquidades

BARTHES. “Civilização da imagem”/A informação visual/ “A civilização da imagem”. p.65-81

ECO. A obra aberta nas artes visuais. In: Obra aberta. p.149-177

FLUSSER. Do inobjeto. In: ars v.4,n8. p.31-34

_____. A não coisa [1]/[2]. In: O mundo codificado.p.51-65

(seguem leituras para aula 9 na próxima página)

DORFLES. Público e Texto/Estética da quotidianidade. In: Elogio da desarmonia. p.173-191

MELIM, Regina. Espaços de performação. In: tempo e performance. p.101-109.

21/05 -Aula 10- Transições e desaparecimentos

BAUDRILLARD. A troca impossível/ O ciclo do devir. In: A troca impossível.p.9-31/ p.181-183.

_____.Ilusão, Desilusão estéticas. In: A Arte da Desaparição.p.78-105

_____. Transestético.In: A transparência do mal. p.21-26

_____.O gênio maligno do objeto. In: As estratégias fatais. p.72-87

28/05 - Aula 11- Aula para estudos- não presencial

04/06- Aula 12- Pop, bits e o Pinta putão

ROSENBERG. O jogo da ilusão: o pop e o gag/Estilo e american scene/O objeto de arte e a estética da impermanência. In: O objeto ansioso. p.67-97.

MOLES. O conjunto de objetos: o display. In: O kitsch. p.187-216.

DANTO. O filósofo como Andy Wahrol. In: ars, v.1, n4. p.99-115

GIANOTTI. Andy Wahrol ou a sombra da imagen. In: ars, v.1, n4. p.117-146

GIL. Andy Wahrol: as metamorfoses da aura. In: “Sem título”, p.137-141.

18/06- Aula 13 – miscelânea e experimentações (prévia 2009/2)

GIL, José. Os anos 80: a confusão como conceito. In: “Sem título” p.92-109

BENSE, Max/ CAMPOS, Haroldo. Pequena antologia bensiana. In: Pequena estética. p.153-23.

GLUSBERG. Pré-história do gênero/A realidade do desejo. In: A arte da performance. p.11-49/105-145.

AGRA, Lúcio. Mobilidade no contemporâneo: os espaços da performance. In: Espaço e performance. p.63-80

SCOVINO. Táticas, circuitos e invenções: dispositivos da ironia na arte contemporânea brasileira. In: Revista do Departamento de Artes Visuais da UFPB, p.131-141

FERREIRA, Glória. Arte depois de uma arte sem arte. In: Direções no novo espaço. p.28-33

MEDEIROS, Maria Beatriz de. “o amor é cego, então é preciso tocar”(Ditado brasileiro). P.34-41

PIRES, Beatriz. Modern Primitive/Linguagens, verbo e imagens. In: O corpo como suporte para arte,p.101-170

REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil. p.7-85

NIETZSCHE. Aforismo 89 de A Gaia Ciência.

25/06 - Aula 14- Prova

Desenvolvimento, preferencialmente em sala de aula, de breve dissertação, manuscrita, a partir das questões lançadas pela professora durante o semestre junto aos textos estudados em aula. Consultas a critério do alunos.

IMPORTANTE: Não serão aceitas provas após esta data, sendo que o/a aluno/a que não entregar um texto ficará com conceito C pelo acompanhamento das aulas. Caso não tenha a frequência mínima de 80% nas aulas presenciais será reprovado.

2/07 - Aula 15 - Pendengas de aulas anteriores, devolução das provas e avaliação final do seminario, dos procedimentos docentes e do aproveitamento discente.


Bibliografia recomendada:

AFETOS ROUBADOS NO TEMPO: Viga Gordilho (coord.). Salvador: Caixa cultural, 2007.

ANJOS, Moacir. local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

ARTAUD, Antonin. Linguagem e Vida. Trad. J. Guinsburg, Sílvia Fernandes, Regina Corrêa Rocha e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1995.

______.O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______.Escritos de Antonin Artaud. Tradução, seleção e notas de Cláudio Willer. Porto Alegre: LP&M, 1986.

ARTE PÙBLICA nos CAMPI. Porto Alegre: Universidade federal do Rio Grande do Sul/Pró-reitoria de extensão, 2008.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

______. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

______. Inéditos, v.3. Imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005. \

BASBAUM, Ricardo. Além, da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BAUDRILLARD, Jean. A Transparência do Mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. Campinas: Papirus, 1996.

______. A Arte da Desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/N-Imagem, 1997b.

______. De um fragmento ao outro. São Paulo: Zouk, 2003.

______. A troca impossível. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

BELTING, Hans. O fim da história da arte.São Paulo: Cosac & Naif, 2006.

BENSE, Max. Pequena estética. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BERGSON, Henri. O pensamento e movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

______.Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BERNARDES, Maria Helena. Vaga em campo de rejeito. São Paulo: Escrituras, 2003.

BEUS, Joseph. Drawings, objects and prints. Institute for Foreign Cultural Relations, 1989.

BOURGEOIS, Louise. Destruição do Pai, reconstrução do pai. São Paulo: Cosac e Naify, 2000.

BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. São Paulo: Cosac Naify, 1999.

BRITES, B.; TESSLER, E. O meio como ponto zero. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2002. (Coleção Visualidade; 4).

CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977.

______.Signatia:quase coelum. São Paulo: Perspectiva, 1979.

CAIXA MODERNISTA. SCHARTZ, Jorge (org.). São Paulo/Belo Horizonte: Editora da USP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UFMG, 2003.

COSAC, Charles. Farnese - objetos. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

COTRIM, Cecilia; FERREIRA, Glória (orgs.). Escritos de artistas: anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

DANTO, Arthur. O filósofo como Andy Warhol. Ars. Revista do Departamento de Artes Plásticas/ECA/USP, v.1,n.4, São Paulo: O Departamento, p.99-115, 2004/2.

_______. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac & Naif, 2005.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2000.

______. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

______. A dobra: Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus, 1991.

______. Francis Bacon: logique de la sensation. Torino: éditions de la différence, 1996.

______.Crítica e Clínica. São Paulo: Ed.34, 1997. P.143-153.

______. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 1987.

______. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.

______. Pintura: El concepto de diagrama. Serie Classes. Buenos Aires: Cactus, 2007.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DORFLES, Gillo. Elogio da desarmonia.Lisboa: Ed.70, 1988.

_____. O devir das artes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

DUARTE, Paulo Sergio (org); FIDELIS, Gaudêncio (et.al.). Direções no novo espaço. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2005.

ECO, Humberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

É HOJE na arte brasileira contemporânea. Porto Alegre: Santander Cultural, 2006.

EIRÓ, Jorge. Escritura exposta: artigos, ensaios, crônicas da arte contemporânea paraense. Belém: Companhia de Jorge, 2006.

ELGER, Dietmar. Dadaísmo. Taschen GmbH, 2005.

FERRACINI, Renato. O corpo subjétil e as micropercepções: um espaço tempo elementar. In: MEDEIROS, Maria Beatriz de; Monteiro, MONTEIRO, Marianna F.M.; MATSUMOTO, Roberta (orgs.) tempo e performance. Brasília: Pós-graduação em Arte da UNB, 2007, p.111-120.

MELIM, Regina. Espaços de performação. In: MEDEIROS, Maria Beatriz de; Monteiro, MONTEIRO, Marianna F.M.; MATSUMOTO, Roberta (orgs.) tempo e performance. Brasília: Pós-graduação em Arte da UNB, 2007, 101-109.

FERREIRA, Glória. Arte depois de uma arte sem arte. In: DUARTE, Paulo Sergio (org); FIDELIS, Gaudêncio (et.al.). Direções no novo espaço. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2005, p.28-33.

FAVARETTO, Celso. A invenção de Helio Oiticica. São Paulo: EdUSP/FAPESP, 2000.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.

______.Filosofia em caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

______. Do inobjeto. Ars. Revista do Departamento de Artes Plásticas/ECA/USP, v.4,n.8, São Paulo: O Departamento, 2006, p.31-34.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Coleção Ditos e escritos, v.3. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

GIANOTTI, Marco. Andy Wahrol ou a sombra da imagen. Ars. Revista do Departamento de Artes Plásticas/ECA/USP, v.1,n.4, São Paulo: O Departamento, p.117-146, 2004/2.

GIL, José. “Sem título”- escritos sobre arte e artistas. Lisboa: Relógio D’Água, 2005.

GUATTARI, Félix. Caosmose, um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Claudia Leão.Rio de Janeiro: Ed.34, 1998.

GUATTARI, Felix & ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2005.

GOMES. Paola.B.M.B. Arte e geo-educação: perspectivas virtuais. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2004. 378 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

GRÃO DA IMAGEM, O: uma viagem poética pela obra de Vera Chaves Barcellos. Porto Alegre: Santander Cultural, 2007.

GREENBERG, Clement. Estética Doméstica: observações sobre arte e gosto. Editora Cosac & Naify, 2002.

GROSENICK, Uta. Women artists. Taschen GmdH, 2003.

KANDISKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

OHARA, Ken. One. Taschen, 1970.

NICOLAIWESKY, Alfredo. Desenhos e pinturas. Porto Alegre: Fumproarte, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

______. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

______. Fragmentos de espólio.Trad e prefácio Flávio Kothe. Brasília: Editora UNB, 2004.

MEDEIROS, Maria Beatriz de. Corpos informáticos: arte, corpo, tecnologia. Brasília: Pós-graduação em Arte da UNB, 2006.

MEDEIROS, Maria Beatriz de; Monteiro, MONTEIRO, Marianna F.M.; MATSUMOTO, Roberta (orgs.) tempo e performance. Brasília: Pós-graduação em Arte da UNB, 2007.

MEDEIROS, Maria Beatriz de; Monteiro, MONTEIRO, Marianna F.M.
espaço e performance. Brasília: Pós-graduação em Arte da UNB, 2007.

MEDEIROS, Maria Beatriz de. “O amor é cego, então é preciso tocar”(Ditado brasileiro). In: DUARTE, Paulo Sergio (org); FIDELIS, Gaudêncio (et.al.). Direções no novo espaço. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2005, p.34-41.

MOLES, Abraham. O Kitsch. São Paulo: Perspectiva, 1986.

MORAES, Eliane Robert: O corpo Impossível. São Paulo, Iluminuras. 2002

PAPE, Lygia. Gávea de Tocaia. São Paulo: Cosac e Naify, 2000.

MELIM, Regina. Espaço portátil: exposição-publicação.

PANOFSKY, Erwin. Idea: a evolução do conceito de Belo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, s/d.

PRÓ-POSIÇÕES. Dossiê entre imagens e textos. v. 19, n.1 (55) –jan/abr.2008.

PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da arte. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.

PRESSER, Décio; ROSA, Renato. Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. Existe uma estética deleuziana? Trad. Ana Lúcia Oliveira. In:ALLIEZ, Eric (org.).Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Perspectiva, 2000.

RAND, Harry. Hundertwasser. Taschen GmbH, 2007.

REDIN, Mayra; STAHL Cassiano; ZORDAN, Paola. PesquiZação no ensino das Artes Visuais. V Congresso Internacional de Educação – Pedagogia (entre) lugares e saberes. Programa de Pós Graduação em Educação da UNISINOS. Integrante do Simpósio temático: Currículo, cultura e Identidade Institucional. De 20 a 22 de agosto de 2007, na UNISINOS, em São Leopoldo/RS. CD-ROM.

REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

REMETENTE. Porto Alegre: Fumproarte, 1998. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

RIMBAUD, Arthur. Gravuras Coloridas. Trad. Rodrigo Lopes/Maurício Mendonça. São Paulo: Iluminuras, 2002.

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SANTOS, Laymert Garcia dos. A Filosofia como Art Brut. Cadernos de Subjetividade.PUC-SP. São Paulo, num.esp., p.79-81, jun.1996.

SANTOS, Fausto dos. A estética máxima. Chapecó: Argos, 2003.

SALOMÃO, Waly. Hélio Oiticica. Qual é o prangolé e outros escritos. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

SCOVINO, Felipe. Táticas, circuitos e invenções: dispositivos da ironia na arte contemporânea brasileira. Intervenções: artes visuais em debate. Universidade Federal da Paraíba. Revista do Departamento de Artes Visuais da UFPB – n.1 (dez 2006). João Pessoa: Ed. Universitártia, v.1, p.131-141.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

SCHMIED, Wieland. Francis Bacon. Munich/New York, 1996.

SILVEIRA, Paulo. Ensaios em narrativas visuais. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2005.

______.A página violada. Porto Alegre: UFRGS, 2001

TERRÉ, Jordi. Ojos Rojos: tientos sobre algunas fórmulas deleuzianas. Archipiélago. Gilles Deleuze: pensar, crear, resistir. Madrid, no.17, p.42-51, jun.1994.

WANDERLEY, Lula. O dragão pousou no espaço: arte contemporânea, sofrimento psíquico e o objeto relacional de Lygia Clark. Rio de Janeiro: Rocco, 2002

WARHOL, Andy. The philosophy of Andy Warhol. London: Penguin books, 2007.

WOOD, Paul. Arte conceitual.Trad. Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

ZORDAN, Paola. Arte com Nietzsche e Deleuze. Educação & Realidade. Porto Alegre, jul/dez 2005, vol. 30, no 2, p.261-272.

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