segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Aluna Carine Betker

Questão número 4:

Ready-made* (nota de rodapé)

  • “Objeto pronto”, já feito, preferencialmente industrializado, produzido em série e que é deslocado de seu uso ‘ordinário’ para ser introduzido no âmbito da arte. O conceito de Ready-made foi criado por Marcel Duchamp no início do século XX, tendo ocasionado profundas mudanças no campo artístico e na própria concepção do que é (ou pode ser) considerado uma obra de arte/objeto artístico. Abrindo assim a possibilidade para que qualquer ‘coisa’ pudesse ser considerada arte, deslocando a posição do artista de “criador-construtor” de objetos para ser aquele que designa o que pode ou não ser considerado objeto de arte.


Questão número 6:

Obra Aberta- Fora

“Desfruta-se então (...) a qualidade de uma forma, de uma obra, que é aberta justamente porque é obra.” (Umberto Eco, p.175)

Partindo do fragmento do texto de Umberto Eco – Obra Aberta – percebo que toda obra é aberta, pois ela é um campo repleto de possibilidades. E essas possibilidades são infinitas, uma vez que se ela é obra já está fora dos limites do pensamento do artista, ela existe, possui uma forma, uma presença, seja qual for essa forma ou material em que foi criada; e se for virtual, mesmo assim é capaz de ser percebida por nossos olhos e então provocar reações em todo nosso corpo, nos “afetar”. Se ela já existe concretamente/virtualmente pode então servir de estímulo para discussões/percepções/debates, que por sua vez vão dar origem a outras novas possibilidades de entendimentos/visões/diálogos. E pensar em uma obra, que existe e que é por excelência aberta, simplesmente pelo fato de existir enquanto obra, e se esta obra ainda estiver em um “espaço aberto” (público) fora dos limites de uma instituição (como o são as intervenções no espaço urbano, de todos os gêneros/tipos) ela se torna um campo ainda maior de possibilidades, tanto de diálogos, questionamentos, interações... Enfim, as possibilidades de abertura são ampliadas toda vez que a obra é vista/apresentada, porque cada sujeito/ser/corpo que for “atravessado” pela obra irá criar outras tantas possibilidades de relação com a obra, com outras obras, e pessoas, bem como com a vida.

Questão 8:

Sugestão de artistas:

Andy Warhol

Joseph Beuys

Cildo Meireles

Lygia Pape

Lygia Clarck

Hélio Oiticica

Jorge Macchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário